Com muita tecnologia, telemetria da BYB é opção ideal para quem deseja fidelizar o cliente com um serviço de alto valor agregado
Nos últimos anos, no Brasil e no mundo, o mercado de bicicletas mudou bastante, especialmente para quem é dono de uma loja de bicicletas. Afinal, especialmente na última década, a venda de serviços passou a representar uma grande fatia da lucratividade do lojista, com os trabalhos de oficina e bike fit representando uma parcela significativa do faturamento.
Em um mercado que cada vez mais cresce no online, e cada vez mais procura qualidade e tecnologia, oferecer serviços diferenciados é a tendência para o futuro para as bike shops. Por isso, fatores como personalização, atendimento e os serviços especializados têm se tornado diferenciais competitivos, atraindo ciclistas em busca de experiências mais completas e customizadas.
De olho nesta tendência, a Escola Park Tool passa a oferecer dois cursos de telemetria no Brasil (Telemetria Expert e Telemetria), que vão capacitar o profissional no uso da tecnologia. Além disso, a Corsa Bike Parts passou a importar a Telemetria BYB para o país.
Dados de mercado e oportunidade de negócios
Segundo o relatório 2024 da Aliança Bike, a venda de serviços é fundamental para a saúde financeira da maioria das bike shops, especialmente das menores, que tem quase 40% de seu faturamento advindos de revisões e trabalhos mecânicos. Além disso, em seu relatório de 2021, a Aliança descobriu que, nas lojas onde ele está presente, o bike fit representa cerca de 10% do faturamento do estabelecimento.
Carinhosamente batizado de “Bike Fit 2.0”, o serviço de telemetria BYB oferece para o lojista não só uma oportunidade de aumentar seus lucros, mas também de fidelizar o cliente de uma forma impossível até então, apostando em um trabalho que realmente muda a bicicleta da água para o vinho, segundo avaliação de grandes especialistas em bicicletas do Brasil.
O que é a telemetria BYB?
Colocado de forma simples, a telemetria da BYB consiste em uma série de sensores e um programa de computador capaz de analisar todos os detalhes da suspensão de uma bicicleta, permitindo que um profissional treinado faça os ajustes de forma científica.
Nela, o “componente” mais importante para o sucesso do trabalho é o Analista de Telemetria. Afinal, assim como no bike fit, de nada adianta ter o equipamento mais moderno do mundo se o profissional que aplica a seção não for bem formado e capacitado.
Como a telemetria BYB é oferecida para o cliente?
Assim como no bike fit, a telemetria BYB é oferecida para o cliente em forma de seção. Na seção, o cliente deve percorrer um percurso pré-definido com alguns quilômetros, para que seja feita a coleta de dados. Depois, os ajustes de suspensão são feitos, seguindo as recomendações do programa de computador e do conhecimento do analista. Então, o ciclista é liberado para uma segunda volta para avaliação e mais coleta de dados.
O cliente vai sentir os resultados positivos já na segunda volta, mas o processo pode ser repetido quantas vezes for necessário. Ao todo, o processo consome cerca de cinco a seis horas, da instalação dos sensores até a entrega do serviço. Além disso, é possível reunir dois ou mais clientes no mesmo dia e lugar para a realização da telemetria, criando um pequeno evento da sua loja – algo como um “Telemetry Day”, onde todos podem andar de bike, fazer ajustes e trocar experiências.
Vantagens da Telemetria BYB
Resultados extremamente rápidos e positivos.
Tira o “achismo” do acerto de suspensão. Com isso, meses de ajustes feitos “no feeling” podem ser realizados em alguns minutos, até mesmo para ciclistas inexperientes.
Permite que a bicicleta funcione de forma otimizada, trazendo vantagens grandes no controle, desempenho e conforto.
Fidelização do cliente, que vai querer realizar o serviço em suas outras bicicletas.
Aumenta a percepção de expertise em relação ao profissional que aplica a telemetria, aumentando o valor percebido de sua bike shop.
Pode ser oferecido como pacote na compra de uma nova bicicleta ou suspensão.
Para quem é a telemetria BYB?
Todos os tipos de mountain bikers vão se beneficiar com a telemetria BYB, sejam eles praticantes do cross-country, do trial, enduro ou downhill, e também os e-bikers. Isso porque, ela permite otimizar a bicicleta em diferentes cenários, para diferentes objetivos – o programa de computador vai oferecer sugestões de ajuste para bikes de todas as modalidades, para todos os níveis de ciclistas.
Para o pessoal do XCO e do XCO, por exemplo, é possível ajustar a suspensão para que ela tenha o máximo de desempenho na pedalada, permitindo que ela trabalhe com o SAG ideal, medido com a bike em movimento. Já para quem está focado nas descidas, dá para melhorar a tração, a leitura de terreno e os saltos – enfim, as possibilidades de uso da telemetria BYB realmente são infinitas.
O que está incluso no kit de telemetria BYB?
Sensor de curso do garfo com até 210 mm de curso.
Sensor de curso do shock com até 80 mm de curso.
Sensor progressivo de acionamento de freios
Sensor de GPS
Sensor de velocidade
O “cérebro” do sistema, que inclui giroscópio com eixos X, Y, Z, e acelerômetros
Programa de computador
Aplicativo de celular
Para mais informações sobre o curso de telemetria BYB, entre em contato com a equipe da Escola Park Tool. No Brasil, a telemetria BYB é importada, distribuída e garantida pela Corsa Bike Parts.
Comments